segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ganhei um xodó.


No turno da noite, tenho um aluno de verdade matriculado e uma aluna que quer ser de verdade matriculada.
                                                              
        Essa coisa linda se chama Rosa. É uma arara da espécie Maracanã e vive solta pela comunidade, e pra minha alegria ela escolheu a casa da dona Rosinele para viver. 
       A Rosa morava com uma outra senhora que vivia na Ressaca e morreu ano passado. Daí ficou por lá, e é livre, cheia de vida e adora um cafuné.
       Voa por todos os lados e adora fazer visita às casas. Volta e meia dá uma espiadinha nas aulas, e  nas crianças correndo na hora do recreio.
       Essa Curica é geniosa que só ela. É danada e quando quer algo, tem que ser na mesma hora em que solicita, porque senão.... voa em cima dando beliscadas fortes. Eu mesma, já coleciono algumas cicatrizes desses surtos dela.
       É ela quem me acorda todos os dias bem cedo, por volta de 6h15. Desce do canto onde dorme , pelos punhos da minha rede até alcançar o mosquiteiro e, acima da minha cabeça, ela começa a resmungar alguma coisa na língua dela. E só se quieta quando eu levanto o mosquiteiro e coloco ela bem em cima do meu lençol. Ela se ajeita pra se aquecer um pouco e logo depois começa a sacanagem dela: se joga, rola de peito pra cima, malina... é uma graça! Depois das peraltices da arara, levanto pra banhar (não no Rio), no chuveiro mesmo. Depois tomo meu café ao lado de alguém da casa, ou mesmo com a curica. Em seguida, com roupa já de professora, passo um lápis preto no olhos, ajeito os diários de classe e só atravesso a rua, e já estou no meu trabalho. 
       Volta e meia, ouço os gritos da arara se aproximando, já passeando pelo meio da gente.  Se sentindo gente e me deixando de coração abobalhado pela companhia inusitada de todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores