quinta-feira, 6 de março de 2014

Recortes.

Ontem passamos a tarde, eu e meu namorado, fazendo um quadro novo para o meu quarto. Na verdade, refazendo o quadro que eu já tinha feito com fotos de revistas variadas há uns três anos atrás mais ou menos. Mas dessa vez, as fotos eram de um livro só que ganhamos. Imagens lindas e que pensamos logo em aproveitar para deixarmos aqueles recortes à vista, para que nós e nossas visitas pudéssemos contemplar, porque afinal de contas, um livro como aquele, não poderia ficar escondido em um canto qualquer da estante, empoeirado. 
Com aquele reaproveitamento, algumas coisas imediatamente modificaram. Seja a nova vista, seja nossas ideias e o nosso prazer em modificar coisas pequenas do nosso dia-dia. Novas fotografias , outros rostos recortados prontos para enfeitarem a parede e nossos sonhos. Acredito que a vida seja feita de recortes, cheia de pessoas encantadoras, fatos especiais, imagens que nunca serão esquecidas, boas, ruins, surpreendentes, fatos curiosos... 
Para o quadro, escolhemos imagens lindas e perfeitas, mas não sabemos nada sobre aquelas pessoas a absolutamente nada. Não sabemos de suas origens, de seus conceitos, de suas famílias e histórias de vida. E ainda sim iluminaram nossa vontade de mudança.Na vida, volta e meia nos encontramos com "recortes" variados. Recortes de pessoas significantes ou não. Algumas passam sem tocar em nós, outras tocam apenas com uma palavra.
Certa vez, um vendedor de bombons em um coletivo por Belém , perguntou minha idade. Na época, eu tinha vinte e três. O vendedor então, disse-me que se nessa idade eu havia tido felicidades, nos meus 2 vinte e quatro iriam redobrar. Fiquei feliz, porque ele nem me conhecia e eu nunca o tinha visto, e ainda sim desejou-me tão bem assim. Mas eu pergunto, precisa conhecer alguém pra desejar o bem?!
Mas alguns desses "recortes" humanos vão embora de nossas vidas, às vezes por necessidades, às vezes por situações desconfortáveis, por vontade própria ou não. São inúmeros os motivos. Infinitos os argumentos que cada um de nós temos diante de nossas próprias convicções. Os caminhos variados nos levam ao afastamento daquele grupo de amigos de uma época descompromissada juvenil e que parecia só importar os amigos.
A cada novo quadro, a cada nova aproximação, colagem, amizades, o amadurecimento humano tende a melhorar. Sempre é hora de mudar para melhor convivência, melhorando relacionamentos. Mas não é motivo para jogar fora o quadro antigo. A armação para sustentar as fotografias ainda está alí, na parede do meu quarto.
Cada um de nós temos um quadro que modifica a cada momento na vida. Seja por nossas escolhas ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores