segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Gregório e eu./

Ó tu do meu amor fiel traslado
Mariposa entre as chamas consumida,
Pois se à força do ardor perdes a vida,
A violência do fogo me há prostrado.

Tu de amante o teu fim hás encontrado,
Essa flama girando apetecida;
Eu girando uma penha endurecida,
No fogo, que exalou, morro abrasado.

Ambos de firmes anelando chamas,
Tu a vida deixas, eu a morte imploro
Nas constâncias iguais, iguais nas chamas.

Mas ai! que a diferença entre nós choro,
Pois acabando tu ao fogo, que amas,
Eu morro, sem chegar à luz, que adoro.


Uma vez, a professora de Literatura Brasileira pediu que procurássemos textos para fazermos nossa análise particular, ou seja, uma releitura nossa mesma. E esse texto do Gregório me fez sentir muitas coisas boas e ruins. Como diz Max Matins..."Eu fiz sexo com o texto". Me envolvi tanto que explodiu em mim uma sensação de múltiplos orgasmos... hehhehe
Então, fiz a análise seguinte:

Ó tu do meu amor imagem fiel
Mariposa entre as chamas consumida,
Pois se à força do ardor perdes a vida,
A violência do fogo me há atirado ao chão.


Tu de amante o teu fim hás encontrado,
Nessa chama girando satisfeita;
Eu girando uma penha endurecida,
No fogo, que exalou, morro abrasado.


Nós dois temos o mesmo destino

Tu a vida deixas, eu a morte imploro
Nas constâncias iguais, iguais nas chamas.

Mas ai! que a diferença entre nós choro,
Pois acabando tu ao fogo, que amas,
Eu morro, sem chegar à luz, que adoro.


O Barroco é cheio de adornos, muitas figuras de linguagem mesmo. E nesse texto do Gregório há a comparação do seu amor ao instinto de um inseto, que ele cita sendo uma mariposa.
Gente, sabe porque a mariposa morre se debatendo nas lâmpadas? É por instinto. Os insetos em geral, são orientados pela luz da lua e do sol. Mas, as nossas lâmpadas acabam atraindo eles. E aí, pela quentura, os bichinhos morrem. Ele diz que a diferença entre eles dói, pois a mariposa morre no fogo que tanto acha que ama e ele morre sem chegar à luz que ama (talvez uma mulher inatingível)
Eu nem sei se o Gregório sabia dos instintos reais dos insetos, mas a comparação foi PERFEITA!

Um comentário:

  1. Tenho uma ligeira impressão que já vivi isso.Rss.Que legal, boas lembranças de momentos de grande produção intelectual.Éééé a universidade é pra isso, tb.Rss.Beijo querida, tudo por aqui, continua lindo.Parabéns!

    ResponderExcluir

Seguidores